quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Menstruação, a Sangria Inútil. (Título do livro do ginecologista Elsimar Coutinho)


Menstruar ou não deve ser encarado como uma questão de opção da mulher.
"Há cem anos, as mulheres se casavam cedo, emendavam uma gravidez atrás da outra e, quando não estavam grávidas, estavam amamentando. A falta de menstruação nunca fez mal a ninguém", rebate Luis Bahamondes, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
A menstruação não só livra a mulher de um incômodo mensal como é o melhor tratamento contra anemia, endometriose (inflamação do revestimento interno do útero), mioma (tumor benigno do útero), cólica e tensão pré-menstrual.
Alguns médicos acreditam que, o sangramento regular pode indicar, por exemplo, problemas nas glândulas tireóide e supra-renal. E ao interromper a menstruação, a harmonia desse ciclo ficaria comprometida, interferindo até no nosso temperamento. Bom, esses médicos não sabem o que é ter cólicas, TPM, e sangue jorrando...Porque eles não são mulher. Estudar nosso corpo é uma coisa, saber o que é a menstruação in loco, é outra.
Têm mulheres que acreditam que menstruar é sinônimo de feminilidade. Tenho raiva quando escuto isso, porque para mim, menstruar é sinônimo de incômodo e raiva desnecessária. Feminilidade é outra coisa, assunto pra outra postagem.
Eu não mênstruo há 04 anos, tomo uma pílula específica pra essa finalidade. Há dois anos dei uma parada no remédio e menstruei, foi lastimável. Bastou um ciclo para que eu voltasse correndo pra minha pílula. E no início desse ano, parei de tomar novamente (santa ignorância) pra ver se estava tudo bem e fazer o exame de papanicolau.
Resultado: Descobri que TPM existe. Há uma semana estou chata, irritada, carente e chorona, e ontem aconteceu o pior. Menstruei. Lembrei de como minha vida é boa sem a sangria, do quanto sou livre e feliz sem absorvente. Hoje me encontro num estado deplorável. Olheiras, inchada, cólica e um absorvente invadindo minha privacidade. Esse estado vai durar uma semana, e voltarei pra minha pílula milagrosa.
Menstruar significa que perdemos pelo menos 15 dias no mês de vida tranqüila. Uma semana de TPM, 03 dias comendo doces desesperadamente, porque não sei se vocês sabem, mas o organismo antes de começar a sangria desnecessária, precisa de açúcar pra se precaver da perda causada pela menstruação, e agora mais uma semana de incomodo. Ah! Pára, né?! Uma mulher moderna, emancipada, dinâmica e arrojada, não deve “mosntruar”. Devemos curtir a vida sem intromissões desnecessárias em nosso corpo. Uma mulher no período menstrual deveria andar com uma fita vermelha no pulso, para que as pessoas saibam que ali se encontra uma pessoa prestes a explodir. Cuidado, altamente explosivo.
Eu não engordo tomando minha pílula.. Eu engordo quando mênstruo, 02 kilos de líquidos retidos e mais 01 kg por causa dos doces ingeridos antes da menstruação.
Nunca mais verei sangue entre minhas pernas novamente. Já basta os tabus que temos que romper, como o não direito ao orgasmo, tabu imposto por nossas gerações passadas, já basta os preconceitos que sofremos, já basta sermos rotuladas como essa é pra casar ou não. E ainda por cima ter que menstruar simplesmente porque esse é nosso papel. Isso, em minha opinião é papel de trouxa. A partir de hoje ao entrevistar alguém pra alguma vaga de emprego vou perguntar: Você é adepta à menstruação, minha querida? Se for, a vaga não será dela. KKKKKKK. TPM, nunca!
Beijocas coloridas e picolés de alegrias.
Carol, 30 anos. A Grási colocou no meu perfil 32. Devia estar mesntruada quando escreveu. rs

21 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk... ô mala, depois eu conserto...rs.

Bom, sobre menstruar ou não menstruar, sou meio suspeita. Descobri que não sou uma pessoa dada à riscos. Sempre fico com medo de arriscar. E como tenho ovário policístico, tenho medo de virar uma baleia. Vou te falar uma coisa, seria a glória não menstruar. Também acho que é uma coisa insensata, uma coisa anormal... Mas taí: minha próxima visita ao ginecologista, vou verificar esta possibilidade.

Beijos, amada.

Anônimo disse...

Parabéns! Não menstruar é sinônimo de liberdade! Coloquei um contraceptivo no útero, o Mirena, que libera hormonio. Seis meses depois de colocá-lo parei de menstruar. Me sinto livre! Nunca mais tive enxaquecas, cólicas, dores nas costas, TPM, quedas de pressão, anemia, cansaço e fraqueza, nunca mais fiquei chatíssima e nervosíssima nem devorei barras de chocolate... E nunca mais usei "mini-fraldas", também conhecidos como absorventes! Fralda é coisa para bebês, não para mulheres, fala sério...
Me sinto uma mulher completa, feliz, sem preocupações!
Estou sempre disposta e animada, posso ir à praia quando quiser, praticar esportes, viajar tranqüila, usar roupas claras sem me preocupar se o sangue vai vazar... só alegria!
Menstruar cansa o organismo! Imagine, desperdiçar sangue todo mês, oscilação hormonal, recuperar vasos sangüíneos do endométrio, etc... É trabalho desnescessário para o corpo, por isso têm tantos efeitos colaterais! Antigamente as mulheres passavam tanto tempo grávidas que mal menstruavam na vida! E viviam bem!
Por isso, quem quer melhorar a qualidade de vida, eu recomendo que evite menstruar!
Sou outra pessoa, mil vezes melhor!
Beijos
Bia

Carol Sales disse...

Oi Bia!
Me desculpe não havia visto seu comentário, menina! Que delícia, gente nova no pedaço. Também acho que não mesntruar é tudo de melhor, libertação.
Obrigada pela visita e volte sempre.

Unknown disse...

Nossa concordo plenamente, sou exatamente assim, na verdade eu só tenho quase 15 dias de paz, minha TPM é horrível, fico extremamente irritada e morro de cólicas, fora o que a gente engorda, os seios ficam doloridos, enfim, n tem coisa pior! Tomei uma injeção para cortar o fluxo durante 3 meses, achei que fosse minha solução, a maldita ficou vindo durante todos esses três meses, só que aqueles pouquinhos e a TPM continuou, fora q a injeção me deu alguns quilinhos. Daí desisti de tentar cortá-la. Que pílula milagrosa é essa que vc toma? Pois ela é a minha solução, falta de menstruação, TPM, estresse, entre outros aspectos insuportaveis.
Beijos e até +

Anônimo disse...

estou aqui pesquisando uma solução para minhas terríveis cólicas mensais. Quando penso em menstruação, a associo com incomodo, dor, e parar de menstruar seria um alivio. Mas não é meio estranho parar de mentruar assim do nada? Não pareceu que algo estava faltando? Beijo

Anônimo disse...

Noossaa.. gente, que máximo..
achei aqui exatamente o que procurava.
Tenho tantas dúvidas sobre o assunto, hoje mesmo estava conversando com algumas amigas de fazer algo para cortar a menstruação. Eu sei que o modo mais adequado para saber mais sobre isso é procurando um ginicologista, mas como ando meio sem tempo este mês, gostaría de tirar algumas dúvidas imediatas..
-Cortar a menstruãção, não faz mal a saúde?
- Se faz, qual os efeitos colaterais?
- Acaba mesmo com a tpm?
-Engorda?
-Este medicamento para cortar a menstruação, serve também como anticoncepcional?
-Qual a faixa de preço?
- Engorda??
- Tem que tomar, de quanto em quanto tempo?

Muito obrigada, pelo espaço, espero que alguém possa ajudar em minhas dúvidas ..
Muita Luz a todos!

Luciana disse...

Também tenho as mesmas dúvidas da Lidi e ainda mais uma: e quando eu quiser engravidar?

angelica dias disse...

nossa, que mala...
li esse seu post por acaso, nunca tinha vindo aqui, mas vou te falar. Você não menstrua ha 4 anos mas escreve como quem vive de TPM.
Eu menstruo todos os mess, é realmente um saco. Uso absorvente interno e me sinto livre. Sei que juntamente com o sangue saem toxinas, hormonios e tudo o que uma mulher precisa por pra fora juntamente e unicamente com aquele sangue.
Realmente era bom que não existisse. Eu odeio. Mas se não vem eu até sinto falta. Não porque me sinto menos feminina, mas porque sinto que alguma coisa não está bem.

Felicidades e tente ser feliz. Cure essa TPM eterna com chocolates, fazer o que...

Unknown disse...

Gente, estou de volta aqui para dividir a minha felicidade com vcs. Achei q esse dia nunca fosse chegar, mas aqui estou eu, SEM TPM. Bom, infelizmente com as cólicas esse remédio não funciona, mas ele te deixa com bom humor, sem dores de cabeça, nem no corpo, sem enjoos, enfim, sem aquele monte de sintomas insuportáveis que temos durante a TPM! Meu ginecologista passou e funciona, o nome é óleo de borragem, é natural e pode ser feito em farmácia de manipulação sem a receita(justamente por ser natural). De qq forma comentem sobre a ingestão desse medicamento com o médico de vcs, pois cada caso é um caso, e embora seja um produto fitoterápico, é sempre bom consultar um especialista antes. Aí vai um link sobre o oleo de borragem e os "milagres" que essa planta proporciona! Espero que funcione com vcs tb! Beijos a todas!

http://www.farmoderm.com/produtos3.asp?emark=11

http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Borago_officinalis.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Borragem

Anônimo disse...

Bom, faz tempo que eu não vou ao ginecologista,uma certa mistura de falta de tempo e preguiça, tenho 23 anos, e eu noto que dos 20 pra cá, as coisas pioraram, sofro mais com a TPM e tenho anemia todo mês, brigo com meu noivo também todo mês, fico chorona, chata, preguiçosa, uma bomba prestes a explodir, vou me informar sobre uma pílula para eu não menstruar mais , pra mim chega!

Anônimo disse...

ao contrario de todas vcs eu gostaria de sabwer como é se sentir mulher é uma pena que vcs não pensem assim...

Júlia Costa disse...

Olá!

Sempre tive períodos menstruais bastante dificeis..horríveis.Mtas cólicas, até desmaios e rios e mais rios de sangue que nem o absorvente noturno dava jeito. Concordo que mentruação é um mal extramamente DESNECESSÁRIO! As coisas podiam ser mais simples aqui pra nós mulheres, não é?Há 1 ano tomo pílula e a cada 21 dias tenho 10 dias de mto sofrimento. Tudo pra nada. Não acho que a falta de menstruação me torne menos feminina..isso é uma besteira...sem ela eu sim seria mais feminina...porque teria liberdade o mês inteiro, não teria que escolher a data certa pra ir a praia ou fazer amor, etc. Liberdade já! Não pretendo ter filhos, então se pudesse fazia algo definitivo e acabava de vez com isso.Mas já que não posso, continuo convivendo com essa mal...mulhere sofre viu?rs

bjos e adorei o blog.

Qto a um comentário ridículo que vi por aqui...essa pessoa no fundo no fundo deve ser homem e não aprendeu o qto é dificil ser mulher.

Anônimo disse...

oi tenho 14 anos
mestruo a uns 6 meses
minha mãe não sabe nem minha familia
tenho 1,49metros e peso 36 quilos minha mãe me trata como se eu fosse uma criança
nunca beijei um garoto
tenho medo de contar para minha mãe
não tenho seios isoo pra mim é orrivel
gostaria muito que os garotos me olhacem como mulher não como uma anã como eles me chamam
esse mes de março não mestrui ainda ven tudo atrasado e adiantado não sei oq fazer vcs podem me ajudar

Julia de Athayde disse...

Infelizmente, nem todas as pessoas podem cortar a menstruação. Eu pensava que nem vc e tomei anticoncepcional direto. Resultado: TROMBOSE. Agora minha vida toda mudou, tinha um negocio proprio que tive que abandonar, estou tomando anticoagulantes provavelmte pra minha vida toda, não ando mais como uma pessoa normal, não posso mais usar nenhum anticoncepcional na minha vida, enfim, acho que a menstruação é terrível. Mas é uma daquelas coisas que é chata mas vc tem que aceitar.

Anônimo disse...

Concordo com a Ju. Não são todas as mulheres indicadas para usar anticoncepcionais. Cuidado!! Os anticoncepcionais contém hormônios e devem ser SEMPRE usados com orientação médica e vigilância constante.

Ana Paula disse...

ADOREI .... meu sonho é não menstruar, não tem dias piores na minha vida do os meus dias de bandeira vermelha.
menstruação é sofrimento sem necessidade ,é um castigo !!
sem menstruação = liberdade
Ana Paula

poliana disse...

não menstruo a 2 anos, e foi a melhor opção que fiz, queria comentar sobre o que a angelica dias disse, sobre nos livrarmos de toxinas na menstruação, isso não existe, quando engravidamos o ovulo fecundado gruda na parede do útero que esta revestida de sangue (a menstruação) o ovulo ja fecundado absorve o que precisa deste sangue: nutrientes, calcio, sais minerais, quando deixamos de menstruar deixamos de perder isso, eu tinha dores nas juntas e nos ossos, meu medico disse que eu estava com falta de cálcio no organismo e me encaminhou para o gineco que me receitou um anticoncepcional para não menstruar, e adivinha dois meses sem sangrar e as dores sumiram, perdemos muito cálcio entre outros nutrientes na menstruação, por isso as mulheres tem mais chances de ter osteoporose, pq nos menstruamos,o utero não purifica o sangue quem faz isso é o figado e os rins, se fosse assim os homens morreriam com tantas impurezas no sangue, não eliminamos toxinas nem nada de ruim quando menstruamos perdemos saude.

Fabricia disse...

Nao menstruo ha 3 anos e foi a melhor coisa q fiz!
Sentia colicas horriveis,nauseas,dores nas costas e nas pernas,enfim...uma vontade de morrer,literalmente!
Penso q antigamente as mulheres podiam se dar ao luxo de menstruar pois a vida nao era tao agitada quanto hoje!Elas podiam sofrer sem maiores complicações...ja imaginou,hoje,nós trabalhamos,estudamos,fazemos academia,enfim 1001 coisas...a vida nao pode parar por causa de uma colica!
A minha mae nao aprova o fato de eu nao menstruar.Mas ja fiz varios exames,tratamentos e nenhum deu resultado!Agora sou feliz 30 dias por mes.365 dias por ano!

Steffane disse...

Realmente, o post diz tudo! (achei porque tava procurando o nome do médico ali em cima hahha) Eu faço implantes com o Elsimar Coutinho... É caro? é... mas compensa todo o dano que sofria antes. Não passo mais 2 dias de cama por mês, morrendo de cólica, não sangro mais (era algo absurdo, por 7 dias inteiros!!! MUITO sangue). No meu caso foi conta de doença que escolhi essa opção (não podia tomar anticoncepcional). Mas acho engraçado ver pessoas mal informadas (como a que comentou aqui e amigas minhas, que ficam chocadas quando sabem), que acham que o corpo PRECISA da menstruação. Precisa uma pinóia! "Ai, mas eu quero engravidar um dia"... ué, é só parar com os remédios! COM TODA CERTEZA, do mesmo jeito que se eu quiser, terei que fazer tratamento, essas meninas que tomam anticoncepcional por anos e anos pq namoram, mas ainda assim menstruam, também terão que fazer tratamento. As pessoas ouvem o que seus médicozinhos machistas falam, acham que é daquele jeito e defendem uma causa desnecessária xD

Anônimo disse...

Mara
Olá pessoal, muito interessante tudo isso, mas gostaria de relatar minha experiência a partir de análise do meu próprio corpo. Concordo que não é toda mulher que pode suspender a menstruação,mas eu aos meus 35 anos, depois do meu terceiro filho e ler o Livro de Elsimar Coutinho, fui lentamente... comecei com 3 meses... depois 5... e hoje estou a um ano sem menstruar por "opção". Não me abalou esteticamente, ou seja, meu peso não altera, mesmo porque tenho hábitos saudáveis, e meu psicológico está ótimo,além da minha liberdade sexual,não menstruar é um direito conquistado por nós mulheres com ajuda da tecnologia. Primeiro conhecer seu próprio corpo para então saber lidar com ele. Parabéns pelo blog.

Unknown disse...

The King Casino: The New King & The World of Gaming
The King Casino is https://jancasino.com/review/merit-casino/ the wooricasinos.info new place where the real money gambling is legal in Florida and worrione Pennsylvania. We love the new https://septcasino.com/review/merit-casino/ casino. We've got some sol.edu.kg great