terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Polêmica: a SOLIDÃO

Grási postando again...
Ontem estava em minha casa, assistindo a 2ª temporada de Lost (RECOMENDO DEMAIS PRA QUEM ASSIM COMO EU ERA RESISTENTE ÀS SÉRIES AMERICANAS.... MTO LEGAL!), e num súbito momento de troca de dvd lembrei do nosso blog e, neste mesmo momento, me vi sozinha... Senti aquela coisa que a gente sente quando está assistindo um filme de amor sozinha. Pensei no tanto que eu queria ouvir aquela frase que muitos não dão o mínimo valor: "Amor, pega uma toalha pra mim"... ... ........... Meu Deus, como é doce o som dessa frase! Como é bom ouvir isso. Quer coisa pior que cozinhar só pra gente, sem ter quem diga depois que "ficou uma delícia!". Quer coisa mais desagradável que deitar todos os dias em sua cama, e não ter nem um desses dias alguém pra te roçar o pé, pra envolver o cobertor e te descobrir (e te deixar puta com a folga do sujeito???). Não sei se é pior não ter isso nem um dos dias, ou ter um dia e 100 não... ô cú, sÔ.... rsrsrs.... Ah, tem hora que eu xingo mesmo. Desbocada não: insatisfeita.
Me chateio com algumas coisas, inclusive o fato de muitas mulheres infinitamente problemáticas estarem com alguém, ainda que feio, porque hoje em dia é utopia querer estar acompanhada de homem bonito e legal... se quiser que seja rico então, minha filha, me conta se vc é Rapunzel ou Cinderela, ou de qual conto de fadas você saiu, porque é querer príncipe encantado. Tato Malzoni é só pra Cicarelli (aquela siriema da beiça grande...rs), ainda que eu acredite que tanto ele como Ricardinho Mansur tem tudo a ver comigo. É aquele caso: Deus não dá asa à cobra não... (adoro clichês...rs).
O que na verdade me aflige é não entender por quê não consigo me apaixonar de novo... Será que criei uma espécie de proteção contra os homens - que são quase todos farinha do mesmo saco? Simplesmente não acontece. Simplesmente não consigo manter um relacionamento estável. Simplesmente a coisa não passa de um mês. Simplesmente... não entendo. O que eu tenho de diferente? Que tipo de ser eu me tornei? Será que isso é a síndrome da mulher moderna, que se especializa tanto em homens que passa a exigir perfeição, e por isso não aceita qq um????
Aff... ponto. Cansei. Quero ler vocês agora.
Bjos, Grási. A-mais-legal-das-Gerais-e....- e hoje... solitária... AINDA QUE COM AMIGAS!

18 comentários:

Unknown disse...

Olha eu queria ter essa resposta... mas infelizmente!! afff
Tantas discussões em e-mails...várias cabeças pensantes e até hje...nada de solução. Isso poderia ser uma tese de mestrado!rs

Amiga...sabe o que acontece...é q não sabemos o q realmente queremos. Ter alguém implica em tantas mudanças...imagina...vc no melhor capítulo...amor pega a toalha pra mim...vc dá a pausa. Aí volta...play de novo...e a pessoa solta...não sei como consegue assitir isso...aí vc pensa...o q estou fazendo com vc!rsrs
viu...é difícil!!kkkkkkkkkkkkkk

Grási disse...

Bom, concordo que a gente fica na eterna insatisfação. Mas é porque a gente se especializou, Vivi. A gente sabe o que eles vão falar, quando vão ligar, quando não vão ligar, quando vão agir ou quando não vão fazer nada. Aí é que tá! Como são previsíveis, a gente cansa, e chuta o balde.
talvez devêssemos treinar nossa tolerância, já que nossa solteirice já está gasta... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
fim.

Anônimo disse...

Grasi, seguinte: todo mundo pode ser mais ou menos previsível, independente de ter pinto ou perereca. Mas quando gostamos de alguém isso não incomoda, fica até bonito perceber as reações que a gente já espera.

Vi um filme muito bonito ontem, sobre a dependência em que ficamos de ter um amor. Chama-se: "P.s. Eu te amo".
Bonito de chorar, aquela Hilary Swank é muito boa.

Tenho uma idéia sobre amar que é a seguinte: uma mulher só pode amar um homem se ela amar os homens. O mesmo para um homem em relação às mulheres. Faz sentido né? Ou não? O que acham?

Anônimo disse...

Pra variar vc tem razão, Ticiano - Pra quem não conhece, Ticiano é primo da minha amiga Carol, e é psicólogo. Pessoa super interessante e muito legal.
Não sei se meu problema, que é comum às minhas amigas (pelo que a gente conversa e conhece umas das outras), é o fato de sermos dependentes. Não sei se sou na verdade dependente do amor. Sou passional sim, sinto falta de gostar de alguém, de sentir algo... Mas não sei qual a relação de dependência aí.
E sobre amar os homens, amar é reconhecer os defeitos, saber que vcs são umas bichas, umas pragas, mas que ainda assim são irresistíveis! Os safados então são... hum... indescritíveis!
Ticiano... o que nos mata é a concorrência. Descobri agora...rs.
MENINAS: MMM... MOVIMENTO MORTE ÀS MULHERES!

Unknown disse...

´´O quem ta aqui!!!!!!!
Eu... sozinha snif sem vcs....

Unknown disse...

Tem essa msm, quando gostamos de verdade difícil ver defeitos!!
Ai Grasi...sabe essa concorrência...rsrsr...algumas pessoas q já gostei ... não tenho confiança suficiente.!!rsrsrsrs
Então, antes de qualquer desilusão ...nada de levar a sério!!
Podemos estar presas as decepções passadas tb!! Realmente...isso é caso pra psicólogo!!! kkkkkkk
Já disse são muitas teorias...rs

Carol Sales disse...

E aí malucos,

Ontem eu e Aline fomos ao cinema, estávamos indo pra casa, eu lendo jornal e vi na sessão cinemas que o filme indicado pelo Ticiano, “P.S: Eu te amo”, começaria em 20 minutos, então eu disse: Aline, vira ali, vamos no cinema.
Chorei, chorei, chorei e a Aline desidratou, que filme maravilhoso! Eu saí do cinema, louca pra conhecer a Irlanda e um Irlandês como o do filme.” Ô lein em casa”!!!
Bom, quanto ao desabafo da Grási, acerca da solidão e respondendo ao Tici, digo que eu com toda certeza amo os homens, amo porque são legais, bem-humorados, engraçados, se estressam com quase nada, têm cheiro de homem, me olham com respeito, não fofocam, se divertem com meus devaneios e são ótimas companhias, além de serem sensatos, amáveis e pacientes.
Se vocês acham que eu estou sendo sarcástica, se enganaram. Os homens que fazem parte da minha vida,os que eu faço questão da presença em minha vida, são assim. É claro que tem uns elementos da espécie que são terríveis, mas eu não gosto de enquadrá-los como homens otários e sim como pessoas otárias. Tem mulher otária e tem homem otário.
Tenho certeza que muitos homens procuram uma Grási-que-pega-toalha na vida, e você vai ser encontrada, ou vai encontrar. Mas a questão é; o que você acha dos homens. Se achamos que todos se enquadram na classe sem-vergonha-fidumaégua-regaçado, certamente, esse tipo de homem estará presente em nossas vidas. É uma questão de sintonia. Um homem que é péssimo com uma mulher, pode ser ótimo com outra.
Conheço mulheres que odeiam homens. Odeiam talvez porque tiveram uma experiência traumática. Eu já tive, várias. Tô na pista é pra negócio, como diz a Grási. Eu tive decepções com homens, mas sempre acho que com o p´roximo vai ser tudo de bom, e não vejo nos meus futuros pretendentes, fantasmas dos ex. Estaria generalizando.Escuto muitos casos de babaquisse masculina e, no entando consigo perceber claramente que muitas vezes, o fofo deixou claro pra fofolete que o lance acabou, que foi só uns beijitos ou que ele ficou com a bonita mas tem uma namorada. E na maioria das vezes as loucas varridas não aceitam o toco e ligam pro cara mais de 17 vezes no dia, vão até a casa deles e fica de plantão, envolvem amigos e família do coitado. Mas nem todas são maníacas.
Conheço umas descontroladas que namoram caras legais e pacientes. Essas, devem fazer o canguru-perneta, ou mandinga, porque não entendo como que as mocréias têm namorado. Como eles toleram? Devem ser reprimidos.
Sei que tem muito lindo aí que desejam uma mulher como a gente, tenho certeza disso.
"Abra suas asas, solte suas feras" e entre em sintonia. Ame. Mas ame vc!
Ta bom, ta bom...Não é fácil assim. Você já me viu em momentos cabelo-embaraçado-cara-amarrotada e chorosa por um ex-amado que me trocou, me traiu e me matou.
Mas, o bom da vida é saber que o cara da toalha está por vir.
Beijos a todos, finalmente poste, mas nesse momento tem um monte de gente me chamando aqui no trabalho, no meu horário de almoço. Vou sair da minha sala agora.
Assistam ao filme.

Anônimo disse...

mulheres independentes amedrontam homens. A frase pode ser batida mas é verdade... o que eles querem mesmo é a cinderela, fresquinha, com vozinha baixinha, que não consegue sequer escolher o lugar onde os dois vão sair a noite! Podem dizer o contrário todos os homens, mas é a verdade!

A.

Anônimo disse...

Senhora(o) A., vc precisa conhecer homens de verdade, sua amostra deve ser das mais viciadas.
Que ressentimento...

"é a verdade". Sim, a verdade da sua experiência e da forma como vc a interpreta.

Ticiano

Anônimo disse...

Senhor Ticiano, desculpe a demora em lhe responder mas não voltei mais ao blog desde o dia q postei esse comentário. Vamos lá:
Minha amostra de homens é um tanto quanto vasta e variada, isso eu te garanto. Não tenho ressentimento nenhum em relação aos homens e aos seus comportamentos, pelo contrário escolhi aprender a conviver com isso, porém não mudo o meu jeito de ser por homem nenhum. Justamente por ter tido o prazer de conhecer vários e variados homens é que me acho com embasamento suficiente para emitir esse parecer, que obviamente é uma opinião pessoal minha e onde minha única intensão foi compartilhá-la com os demais leitores desse blog e não desmerecer os homens q lêem o blog. Até acredito que possam existir homens com algum diferencial, mas até então todos que conheci se mostram covardes e infantis diante de uma mulher de verdade, que sabe o que quer e não tem medo de ser o que é, que não usam máscaras só pra agradar o cara. Qdo digo mulher de verdade não me refito somente a minha pessoa, mas a muitas de minhas amigas, que vejo enfrentarem situações das mais variadas em seu cotidiano e trombarem com o mesmo empecilho: homens medrosos.
Conhecer um homem de verdade? Vc seria esse homem? (rs) Pq vc se acha tão diferente assim? Perguto pq interpretei sua frase como uma tentativa de me dizer que vc não se enquadra nesse perfil descrito por mim.

A.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Oi A. Segundo seu critério certamente sou um "homem de verdade", pois para isso basta apenas contrariar o que vc disse: "o que eles querem mesmo é a cinderela, fresquinha, com vozinha baixinha". Com certeza não é isso que quero e como sou homen, logo sua lei está desmentida.

Difícil de acreditar que vc tem uma vasta experiência e que todos os homens que conheceu não gostem de mulheres independentes. Eu não gosto de mulher é dependente!

Já vi muitas mulheres reclamarem de homens atirando pro lado errado. Um exemplo, tive uma colega que era muito inteligente, mas além disso era bastante arrogante, maldosa e feia. E dizia que homens não gostam de mulheres inteligentes, rs. Não era a inteligência que espantava os homens. Se um cara não quer compromisso com uma mulher, muitas vezes ela usa essa desculpa: "ah, ele tem medo de mulher: inteligente, independente, que sabe o que quer, que isso, que aquilo". Quando muitas vezes o buraco é bem outro.

Não me acho tão diferente assim, apenas acho muito estranha essa forma de definir todos os homens: medrosos, covardes! Putz, isso é pura hostilidade, ressentimento sim.

O que seria um homem medroso?

Anônimo disse...

Ticiano, confesso que me fez enxergar um ângulo novo qdo deu o exemplo da sua colega. Será q sou chata??? hahahahahaha Agora surgiu uma dúvida aqui... Brincadeiras a parte, vamos lá:
Realmente concordo que muitas vezes o buraco é mais embaixo e que as pessoas tendem a não enxergar seus próprios defeitos. Concordo com isso, mas concordo que essa verdade vale pros dois lados: tanto pra mulher inteligente e arrogante (q vc exemplificou) qto pro homem medroso (do qual eu falei).
Vou então tentar definir, sob minha ótica, esse homem medroso, através de um exemplo, um caso que presenciei e que é corriqueiro. Provavelmente vc tb já presenciou ou viveu algo assim. Um cara chega pra namorada, ou ficante ou sei lá o quê, e diz: vc é a mulher da minha vida, nunca fui tão feliz como agora, desde q te conheci, te amo e etc, etc... MAS eu não estou pronto pra viver esse relacionamento.
Como vc interpreta isso??? Eu interpreto como medo. O cara às vezes acha q a mulher em questão é "boa" demais pra ele, ou então acha que vai perder a liberdade por estar namorando, sei lá... mas pra mim isso se resume a medo. Medo de assumir uma postura e seguir em frente!
Os homens, no geral, tem medo do compromisso. Agora o pq desse medo, talvez vc, que é homem, responda melhor do q eu.
Quero deixar claro q não tenho ressentimentos com "a classe" masculina, como vc insiste em dizer. É só a minha forma de enxergar as coisas e com isso eu evito o sofrimento pq não me iludo com o comportamento masculino, especialmente em início de relacionamento, qdo a maioria se mostra super envolvido e apaixonado. Simplesmente tento ver as coisas como elas são. Não acho q todos os homens são iguais e toda essa ladainha, mas acredito sim que a maioria tem um perfil semelhante, o que permite a pessoas mais observadoras, traçarem e compreenderem um pouco mais esse perfil e com isso evitar cair "nas mesmas pegadinhas de sempre", ou seja, sair de um relacionamento encrenca e entrar em outro e assim sucessivamente.
Entendeu?

A.

Anônimo disse...

Oi A., minha amiga desconhecida, rs.

Tudo bem, eu retiro o que disse sobre ressentimento. Suas idéias agora estão mais claras. Sinal de que o debate vale a pena.

Então quando vc diz que os homens são covardes é porque os que vc conheceu não queriam compromisso, memso dizendo gostar da mulher. Mas vc não conhece nenhum homem casado? Vai às igrejas que vai ver homem casando todo dia. Claro, para cada mulher casada há um homem casado, ou seja, homens que assumiram o compromisso. Nesse sentido parece que sua amostra é mesmo viciada, porque vc só utiliza os homens que não querem compromisso para bater seu martelo de que os homens são covardes.
Ou seja, mesmo que eu concordasse que homem que não quer compromisso é covarde (o que não é o caso), ainda assim sua generalização seria muito duvidosa.
Mas o principal na minha opinião é o erro de julgamento. Não querer compromisso monogâmico não é covardia. É natural não querer uma coisa tão anti-natural como é a monogamia. Se vc ler o livro "O Mito da Monogamia", vai ver que a poligamia é a regra entre os animais, incluindo o animal humano. Mesmo entre as fêmeas há tendência a poligamia. O adultério sempre existiu e sempre vai existir.

Pessoas, homens ou mulheres, que resistem a um "acordo" de exclusividade estão agindo de acordo com o que é natural, ainda que não o saibam. E como não sabem, muitos homens rejeitam o compromisso nessas bases sem saber justificar. Eles tb acham que a monogamia é o natural, o certo, então dizem que não estão preparados para o compromisso. E vc chama isso de covardia. Não é covardia, é o não ter palavras para dizer o que querem, por não saberem muito bem, já que a cultura os empurra para um lado (monogamia), mas seu desejo os empurra para o outro. Eis o porque do medo do compromisso. É o medo natural de vender a liberdade em nome de uma ideologia sem base nenhuma.

Acho que esse seu tipo de impasse tende a piorar, porque parece que cada vez mais a consciência do absurdo que é a monogamia vai aumentando. Esse tipo de homem (e espero que de mulher tb)tende a aumentar. Os que são contra a poligamia não devem chamar os da "nova ordem poligâmica" (rs) de covardes, mas tentar entender o que envolve cada opção.

Espero que vc compreenda isso e seja menos dura com os homens, que estão perdidos mesmo, em fase de mudança e quase sempre sem saber.

Pessoas do blog: desculpem ficar enchendo seu blog de lucubrações, mas o papo tá legal. Podem participar também.

Anônimo disse...

Gostei do amiga, hehehehe =)
olá pra vc tb, amigo.

A discussão está tomando outro rumo, mas acho legal. É assim que as coisas funcionam mesmo. Um assunto puxa outro e assim enriquecemos nosso conhecimento.
Vc me condena pelas minhas generalizações, mas é mestre em fazer isso tb, rs... Então mais uma vez vou deixar claro que qdo exponho minha opinião não estou generalizando, dizendo q TODOS os homens são assim e blá, blá, blá. É só uma forma de falar, talvez um mau uso das palavras, o q acredito ocorrer c vc tb qdo diz q todos os homens q não assumem qq tipo de compromisso é pelo fato de serem naturalmente poligâmicos e não terem consciência disso.
Não acredito q isso seja verdade para TODOS os homens. Pode ser verdade para alguns sim. E para algumas mulheres tb. Dizer que a poligamia é o natural do ser humano soa estranho aos meus ouvidos, porém meus questionamentos sobre essa questão do comportamento humano se baseiam nas minhas experiências pessoais e não sei se isso pode ser uma base confiável ou viciada, como vc costuma dizer.
Sabe o q mais me incomoda nisso tudo q vc falou? É q pode até ser verdade que a natureza humana seja poligâmica (não estou afirmando que é, ok), mas acima disso está o machismo. Isso mesmo: o machismo!

hahahaha olha eu introduzindo outro assunto e colocando lenha na fogueira, rs... Vamos ver se consigo me explicar.
Na minha opinião os homens (sexo masculino) são a favor da poligamia pra eles, ou seja, eles podem ter várias mulheres, mas a(as) mulher(es) deles não pode(m) ter mais ninguém. sacou?
Isso se mostra um tanto claro até mesmo no modelo monogâmico, onde vc mesmo disse q prevalesse o adultério. O cara, suponhamos casado, tem uma (ou várias amantes), até aí pra ele tudo bem. Mas se ele descobre q a mulher tb tem um amante, ele pira, pede o divórcio e etc, etc... entende onde quero chegar?
Acredito que a raça humana não está preparada pra viver essa ideologia da poligamia. E qdo digo raça humana, me incluo nessa.
Não sei se estou sendo clara ou confusa com tanto falatório...

Ah, e eu não sou dura c os homens. Acho q sou flexível até de mais! rs...

Concordo c vc que o povo do blog tem q participar tb! Se não nós vamos criar uma página de discussão só pra nós! rs....

A.

Anônimo disse...

Oi A.

Sim, vc está sendo clara.

Quer dizer que sou mestre em fazer generalizações!? Rs, não sabia disso.

Vc tem toda razão, a maioria dos homens que são contra o relacionamento aberto o são por puro machismo. Claro, é machismo ridículo o cara ficar com outras mas não aceitar que sua mulher fique com outros. Mas o que defendo é o relacionamento aberto, a liberdade de todos, não só dos homens. E isso não é machismo. Inclusive, pelo que li foi o patriarcado que exigiu esse negócio de monogamia. Se há machismo aqui, acho que é justamente na monogamia, que é o controle da sexualidade, principalmente da sexualidade das mulheres.

Vc diz que os humanos não estão preparados para viver o poliamor. Talvez vc tenha razão, mas acho que já passou da hora de todos nós fazermos um balanço do que tem sido a monogamia, para onde ela nos leva e de onde veio. Fazer uma análise sem preconceito e moralismo. Para começar a pensar isso de forma racional acho que muitos(as)já estão prontos(as), basta ter boa vontade e sinceridade. Acho que essa mudança vai demorar muito, se acontecer. Mas estou convicto de que é o melhor para todos, pois tenho pensado e estudado isso há anos e fui aos poucos me convencendo. O que eu faço é tentar espalhar a idéia.

Ticiano

Anônimo disse...

eu gostaria de saber oq os psicologos acham desse assunto de adulterio sera q vc poderia tira essa minha duvida?

Carol Sales disse...

Anônimo,

Vai no blog dele, e vc terá bastante coisa pra ler sobre o assunto. Vai gostar.
www.ticiano.wordpress.com

bjs